Ginástica Laboral e AlongaMol! Já se alongou hoje?

Ao contrário do que muitos pensam, a ginástica laboral não advém somente das necessidades atuais relacionadas a grande utilização do computador e da vida dentro de escritório. A “ginástica de pausa para operários” (laboral) surgiu com esse primeiro nome por meados de 1925, na Polônia. Depois foi sendo aderida também em outros locais como a Holanda e Rússia.

Três anos depois, em 1928, chegou ao Japão, sendo aplicada com os trabalhadores do correio, e após a Segunda Guerra Mundial, espalhou-se por todo o país, pois cada vez mais se ressaltou os resultados positivos dessa boa prática que é o alongamento.

Observou-se a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria das condições dos trabalhadores. E hoje, mais de 33% dos trabalhadores praticam diariamente esse tipo de desenvolvimento laboral no Japão.

Atualmente, menos pessoas são integralmente “esgotadas” pelo trabalho do que no século 19 devido às atenções trabalhistas e a grande divulgação sobre esse tema, porém em compensação a automação, a informatização e o avanço tecnológico fizeram com que muitos trabalhadores sejam “operadores de máquinas” ou que lidem diretamente com elas durante horas. E são explícitos os malefícios do mau uso do computador. Podemos observar isso em pesquisas de estudantes de Ciência da Computação que citam as doenças LER (Lesão por esforço repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) Tendinite, Tenossinovite, Bursite, Stress, CVS (Síndrome da Visão do Computador e Sedentarismo) que podem ser evitadas com ginástica laboral e uma boa postura ao fazer uso correto do computador

A ginástica laboral é o conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente ou campo de trabalho (por isso o termo laboral), que tem a finalidade de colocar cada pessoa — e todos — da equipe ou grupo de trabalho bem preparadas para o exercício do labor diário. Usualmente baseia-se em técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo.

Na Mol! Engenharia o AlongaMol sempre acontece a som de uma música animada e os responsáveis pelo programa convidam todos da empresa para se alongarem sempre com a intenção de atingir benefícios não só fisiológicos como a melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade, mobilidade e postura, mas também benefícios psicológicos e sociais favorecendo o contato pessoal, a integração entre os funcionários e um melhor ambiente de trabalho pós alongamento.

A Mol!Alonga seu conhecimento. Agora é sua vez, tire a mão do mouse e faça um alongamento!

 

voltar para postagens

deixe um comentário