Ser ágil, ser SCRUM

As metodologias ágeis são alternativas mais orgânicas para melhores práticas de Gerenciamento de Projetos, GP. O termo SCRUM vem do jogo de rugby e é o nome de uma formação de suporte onde o time trabalha junto para manter a posse de bola.

Como metodologia de gerenciamento de projetos, o SCRUM se baseia em um tripé: transparência, inspeção e adaptação. São utilizadas como ferramentas chaves, a gestão à vista e a supervisão dupla (método e técnica) para as atividades.

Sua estrutura é baseada em Rotinas, “Cargos” e Artefatos, e possui uma estrutura que tem raiz na Sprint, que é uma unidade temporal de trabalho que ao final entrega uma parte do produto. A Sprint pode ser de no máximo 4 semanas. O sistema funciona de forma a dividir uma “caixa grande” em “caixas menores”. Fragmentar o produto é o pensamento chave do sucesso dessa metodologia e a forma com que as Sprints são organizadas tem influência direta na eficiência do produto final apresentado.

O SCRUM surgiu no Gerenciamento de Projetos de TI e Softwares e aqui na Mol! Engenharia é adaptado para o Gerenciamento de Projetos Corporativos e no Gerenciamento de Operações no Escritório de Design.

O Guia do SCRUM de Ken Schwaber é um bom material para quem quer aprofundar neste tema.

Scrum

voltar para postagens

deixe um comentário