Congresso de Engenharia

Participação da Mol! Engenharia no CET UFG 2012

Entre os dias 15 e 18 de maio a Mol! Engenharia esteve em mais um evento do CET UFG. Este ano a presença da Mol! foi bastante expressiva, iniciando com a participação na Solenidade de Abertura no dia 15 de maio no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufaiçal. A Mol! Engenharia ministrou também minicursos como: “Liderança”, “Gerenciamento de Projetos – PMBok” e “Metodologias ágeis”, “DesignThinking e Engenharia”, “Análise de Viabilidade de Projetos” e “Como abrir uma empresa – Passo a passo”.

O minicurso de “Liderança” foi ministrado pelo Diretor Vinícius Dias e teve como principal objetivo despertar o “sentimento de líder” nos alunos. Para isso, foi explicada a necessidade do autoconhecimento, pois a partir dele é que surgem todas as outras características necessárias com bases sólidas para o desenvolvimento de uma boa liderança. Para auxiliar um pouco no exercício do autoconhecimento, foi falado sobre os principais tipos de temperamento que uma pessoa pode desenvolver, esse tipo de caraterística costuma influenciar nos estilos de liderança. Também foi falado sobre motivação e a os desafios e principais objetivos da liderança contemporânea.

Outro objetivo do minicurso foi apresentar os estilos de liderança, colocando os pontos positivos e negativos de cada um, demonstrado a necessidade e vantagens do líder conseguir ser dinâmico, oscilando entre esses estilos, para conseguir uma melhor motivação da equipe. Por fim foi feito uma dinâmica entre os participantes, que ajudou a avaliar e demonstrar características apresentadas no minicurso, causando uma excelente repercussão entre os participantes.

Já o minicurso de “Gerenciamento de Projetos” foi ministrado pelos Diretores André Paulino e Jorge Luiz. A turma contava com a presença de alunos de diversos estados como Goiás, Tocantins e Santa Catarina. Foram abordados no minicurso temas como conceito de projetos, programa e portfólio, o que é gerenciamento de projetos e a abordagem do PMBoK ao Gerenciamento de Projetos. No primeiro dia foi feita uma introdução ao ciclo de vida de projetos e as 9 áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos, segundo a abordagem do PMBoK. No segundo dia o enfoque foi em metodologias ágeis, mais especificamente o Scrum, onde abordamos a história e as características gerais desta metodologia.

Outro minicurso ministrado pela Mol! Engenharia, através dos Diretores Jorge Luiz e Octávio Scapin, foi o “Design Thinking e Engenharia” e contou com a participação de vinte alunos de diversas áreas de graduação, como Engenharia Civil, Elétrica, Aeronáutica, Física, entre outros. Foi proposta uma apresentação do que é o tema, conceitos básicos e ferramentas para aplicação do Design Thinking na prática, ao final dessa primeira parte foi apresentada a problemática, “as pessoas de Goiânia não conhecem sua cidade”, e os participantes, divididos em dois grupos, realizaram dinâmicas como brainstorming, entrevistas, seções de prototipação para apresentarem soluções ótimas para o problema. Mesmo tendo apenas duas horas para aplicar tudo o que fora passado, o resultado foi muito bom.

Por fim, os minicursos “Análise de Viabilidade de Projetos” e “Como abrir uma empresa – Passo a passo”, foram ministrados pelo Diretor Carlos Barcelos e contou com a presença de vinte participantes em cada um.

O principal objetivo do minicurso de “Análise de Viabilidade de Projetos” foi introduzir conceitos e ferramentas para uma análise básica de viabilidade de projetos, mas para isso foi necessário introduzir os participantes nos conceitos básicos do Gerenciamento de Projetos. Após esta fase introdutória, o foco foi a análise de viabilidade como um todo, iniciando pela Viabilidade Estratégica e finalizando na Viabilidade Financeira. Este minicurso foi finalizado com a realização de uma dinâmica que consolidou a aprendizagem dos conceitos.

O minicurso “Como abrir uma empresa – Passo a passo”, contou com participantes bastante interessados e com muita curiosidade. Perguntas e questionamentos marcou o minicurso, trazendo a oportunidade de abordar com detalhes todo o tema proposto. Esse minicurso foi dividido em duas etapas, sendo a primeira com foco nas técnicas de como elaborar um bom plano de negócios e a segunda com foco nos tramites legais e burocráticos de como abrir uma empresa.

A Mol! Engenharia agradece a organização do CET UFG 2012 pela oportunidade de apoiar este evento que consideramos de extrema importância. Agradecemos também todos os participantes dos minicursos pelo interesse e dedicação.

voltar para postagens

deixe um comentário