Dia do museu

Dia Mundial do Museu

No mês de maio comemoramos datas como: dia do trabalho (1), Dia das Mães (13), dia da Língua Nacional (21) e o Dia Internacional dos Museus que é comemorado hoje (18). Unindo as datas comemorativas de hoje com a do dia 21, falaremos nesta publicação sobre o Museu da Língua Portuguesa, abordando assim, duas temáticas de relevância cultural.

Hoje é o dia elencando pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) como sendo dia internacional dos museus e tem o objetivo de trazer atenção da sociedade e do público para a importância dos museus. A ocasião mobiliza entidades vinculadas à museologia, cultura a desenvolverem calendários de visitação, alguns até com a arrecadação dos valores da entrada sendo revertidos para programas sociais.

“É preciso ter em mente que uma língua não é, de jeito nenhum, algo tão banal quanto parece ser. A língua é um sistema de representação constituído por palavras e por regras que as combinam em frases, as quais os indivíduos de uma comunidade linguística usam como principal meio de comunicação e de expressão, falado ou escrito.” (Site Uol Educação)

A palavra “MUSEU”, de origem grega, significa “templo das musas”, e já era usado em Alexandria para designar locais destinados ao estudo das ciências e das artes.

O Museu da Língua Portuguesa mescla de forma interessante e inovadora essa “arte e ciência de falar”. O museu abrigado pelo edifício da Estação da Luz, que é um patrimônio histórico do século XIX, imprime em sua localização, uma potencialidade, já que São Paulo é a cidade com a maior população de falantes do português no mundo.

O Museu “fala” muito e consegue transmitir uma série de dinâmicas e interações entre a língua e o visitante, utilizando diversos dispositivos audiovisuais e digitais reproduzindo os diversos “falares” do brasileiro.

O primeiro andar comporta a administração e o setor educativo do Museu que conta com sala de aula para 50 pessoas e espaço digital. No segundo andar concentram-se várias formas de apresentação.

A GRANDE GALERIA: A Tela de 106 m de extensão com projeções simultâneas transmite muito sobre a linguagem cotidiana e sobre a história dos usuários dessa língua; as PALAVRAS CRUZADAS apresentam totens dedicados às influências das Línguas e dos povos que contribuíram na formação do português falado no Brasil. Já na LINHA DO TEMPO: uma sequência de recursos interativos estão dispostos a fim de elucidar sobre a cronologia da Língua Portuguesa.
O BECO DE PALAVRAS possibilita ao visitante um jogo interativo para o jogador se divertir jogando com a etimologia das palavras, conhecendo então suas origens e significados.

No setor HISTÓRIA DA ESTAÇÃO DA LUZ há uma mostra através de painéis, um pouco da história do edifício sede da Estação da Luz e as movimentações de restauro realizados antes da implantação do Museu da Língua Portuguesa. E por fim o primeiro andar traz o MAPA DOS FALARES, que utiliza um grande mapa do Brasil que dá ao visitante a possibilidade de escolher uma localidade e assim através de áudio e vídeos observar a linguagem brasileira na sua diversidade formal e coloquial.

O Museu da Língua Portuguesa utiliza soluções de arquitetura e engenharia para tornar o percurso mais inteligível e lúdico. Sendo uma proposta de visitação interessante, opinião de visitantes e leitores da revista realizadora do evento que elegeu, como uma ótima opção de entretenimento e apreciação, através do prêmio O Melhor da Viagem 2012.

 

voltar para postagens

deixe um comentário