bim é a qualidade dos projetos da mol
aliados ao modelo tridimensional paramétrico

Instalações Prediais em 3D

Hoje a Mol! Engenharia entrega qualquer uma de suas disciplinas de projeto em ambiente tridimensional. Estes modelos 3D facilitam a visualização das soluções projetadas, possibilitam um maior nível de detalhamento das soluções, melhoram a análise construtiva dos sistemas e servem como repositório para todo o desdobramento de produtos BIM como a compatibilização em 3D, o planejamento da execução através do modelo (cronograma, levantamentos quantitativos, orçamentos) e até mesmo a operação e gestão da edificação pelos usuários da mesma.

Compatibilização em 3D

A Compatibilização tridimensional se configura como um avanço instrumental para os processos de análise de interferências entre as várias disciplinas de projeto como arquitetura, estrutura, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, etc. As incompatibilidades agora podem ser visualizadas de maneira tridimensional, os relatórios de interferências são gerados com mais informações e logo a tomada de decisão para resolução dos problemas é facilitada, elevando o nível geral da qualidade do processo de compatibilização.

Planejamento de Execução em 3D

O modelo paramétrico 3D permite o desdobramento de uma série de produtos para as equipes de planejamento de execução. Entre eles podemos citar a transposição do cronograma de obra para o modelo tridimensional, a possibilidade de levantamentos mais refinados de materiais e recursos necessários para cada etapa de execução, o aumento qualitativo das informações para as reuniões estratégicas, entre outros.

Uso do Modelo 3D na Obra

Por possibilitar o desdobramento de produtos para todo o ciclode vida da edificação, o modelo 3D tem papel crucial no dia-a-dia da execução. Para isso as equipes que lideram o trabalho no canteiro devem possuir as habilidades para que este novo componente da construção possa ser aproveitado afim de trazer benefícios reais para a execução e assim minimizar os custos de várias tarefas que agora podem ser mais bem planejadas tendo em vista a modelagem 3D, a compatibilização em 3D, os produtos de planejamento de execução, entre outros.